PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA


Desde bem pequenos fomos programados, pelos nossos pais, nossa família e educadores: “Faça isto!”, “Não faça isto!”, “Isso pode!”, “Isso não pode!”, “Isso é feio!”, “Você deve comer menos!”, “Você deve comer mais!”, e vamos crescendo, ouvindo e absorvendo uma série de crenças e valores, coisas em que acreditamos e que muitas vezes acabam nos prejudicando ou nos podando de alguma forma.
Possuímos pensamentos e ações limitantes, mas no fundo sabemos que podemos ser muito mais além do que somos e somos capazes de fazer muito mais daquilo que fazemos, e melhor.
Disse Anthony Robbins em seu livro Desperte Seu Gigante Interior: “Decidi que nunca mais me conformaria com menos que eu pudesse ser.”
         A PNL - Programação NeuroLinguística traz uma nova forma de agir e pensar, onde teremos mais qualidade em diversos setores das nossas vidas. A compreensão do funcionamento da mente nos possibilita uma maior probabilidade de atingir nossas metas e objetivos, trazendo um crescimento na vida pessoal e profissional.
Entender também como as outras pessoas pensam, quais os seus anseios, dificuldades, expectativas, nos dá um imenso ganho na capacidade de comunicação, com maior qualidade e eficiência. Com isso podemos ter uma elevada harmonia e sucesso nas relações interpessoais.
Segundo Richard Bandler (co-fundador da PNL), a Programação Neuro Linguística é definida como o estudo da estrutura da experiência subjetiva, o que pode ser deduzido e predito por ela, já que se crê que todo o comportamento tem uma estrutura.
Se eu pudesse resumir a PNL em apenas uma palavra, esta palavra seria EXCELÊNCIA. Tudo começou no início dos anos 70, na Califórnia, dois pesquisadores Richard Bandler (matemático, perito em informática e terapeuta gestáltico) e John Grinder (PhD em Linguística, poliglota e colaborador do Serviço Secreto Americano), se uniram e começaram a pesquisar grandes nomes da área terapêutica da época, que se destacavam por serem excelentes naquilo que faziam (Virgínia Satir, Fritz Perls e Milton Erickson). Pesquisaram a estrutura que havia por detrás da excelência dessas pessoas e começaram a organizar quais as estratégias mentais, e de comunicação verbal e não-verbal que geravam tanto sucesso. Então eles perceberam que essas descobertas poderiam ser aplicadas em diversas áreas, além da terapia.
“Se alguém pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo”, este é um dos pressupostos da PNL.  


Muitas vezes uma simples modificação na linguagem traz resultados surpreendentes. Você acha que é mais adequado dizer: “Se eu passar no vestibular...” ou “Quando eu passar no vestibular...”?, “Se eu ficar bem de saúde...” ou “Quando eu ficar bem de saúde...”? A partir do momento que você faz esta mudança na linguagem, você muda também o processo cerebral, a sua experiência sensorial, bem como sua fisiologia.
Atualmente, os recursos e técnicas da PNL vêm sendo utilizados em diversas áreas como: terapias, comunicação, vendas, relacionamentos, mudanças de hábito, como parar de fumar, ensino e aprendizagem dentre outras. 
Vale lembrar que isso tudo é apenas uma pequena ponta do iceberg. Para saber mais detalhes deste assunto, acesse o site www.golfinho.com.br o Portal da PNL no Brasil. Nele você encontrará diversos artigos na área, indicações de livros, congressos etc.